Aumento Hipotecas: Canadianos atrasados com os pagamentos, em Ontário

Foto: Pexels

Cerca de 34 mil famílias, em Ontário, falharam o pagamento das suas hipotecas no primeiro trimestre de 2024. Este número representa um aumento de 23% em relação ao primeiro trimestre de 2023.

Os novos dados, apresentados pela Equifax Canada, indicam que os pagamentos de hipotecas falhados e atrasados, em Ontário, estão notavelmente acima dos verificados antes da pandemia.

Neste primeiro trimestre, o saldo total das hipotecas em inadimplência grave, que corresponde à falta de pagamento por 90 dias ou mais, ultrapassou o valor de mil milhões de dólares, em Ontário.

Segundo Rachel Battaglia, economista do Royal Bank Canada, este é um indicador de stress financeiro, apesar de não se tratar de números surpreendentes e fora do esperado.

Apesar das taxas aplicadas aos atrasos permanecerem nos mesmos níveis de pré-pandemia, em todo o Canadá, Ontário é exceção. O aumento dos preços das casas fez aumentar o valor total das hipotecas, de acordo com Battaglia.

“As famílias de Ontário têm de desembolsar muito mais do seu salário para cobrir os custos de propriedade”, disse Battaglia. “A diferença salarial realmente não compensa.”

As famílias de Ontário têm feito adaptações nos seus consumos, na tentativa de fazer face aos pagamentos das hipotecas.