À medida que se aproxima a decisão do Banco do Canadá, os canadianos preocupam-se com o facto de não poderem pagar mais aumentos. O Índice de Endividamento do Consumidor da MNP revela que mais de metade dos canadianos está com problemas financeiros.
De acordo com o Índice de Endividamento dos Consumidores da MNP, que se baseia numa sondagem da IPSOS, o aumento dos custos da dívida está a provocar stress nas famílias canadianas, antes da decisão do Banco do Canadá sobre as taxas de juro que acontece na próxima semana.
O inquérito trimestral da empresa de insolvência revela que cerca de 28% dos inquiridos indicaram que a capacidade para lidar com o aumento de 1% das taxas tinha piorado em relação ao trimestre anterior. Por outras palavras, cerca de 37% dos inquiridos afirmaram que não conseguiriam absorver mais 130 dólares em pagamentos de juros sobre a dívida, em comparação com 32% no inquérito anterior.
Mais de metade dos inquiridos na sondagem afirmou estar a 200 dólares ou menos de não conseguir cumprir todas as obrigações financeiras.
Os canadianos têm agora uma média de 674 dólares de sobra no final do mês, segundo o inquérito, quase menos 100 dólares do que no trimestre anterior.
Segundo o MNP, 60% dos canadianos dizem que estão com problemas financeiros, menos três pontos percentuais do que no último trimestre. O número de pessoas que se arrependem dos seus níveis de endividamento desceu para 45%, menos sete pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.