AUMENTAM QUEIXAS DE DEFICIENTES

Só em maio, 109 cidadãos com deficiência apresentaram queixas
Só em maio, 109 cidadãos com deficiência apresentaram queixas
Só em maio, 109 cidadãos com deficiência apresentaram queixas
Só em maio, 109 cidadãos com deficiência apresentaram queixas

Em maio, registou-se um aumento significativo do número de queixas junto do Provedor de Justiça por pessoas com deficiência. No total, foram contabilizadas 109 chamadas, quando no mês anterior tinham sido feitas 60 queixas. Desde janeiro, foram já registadas 254 reclamações.
O serviço de apoio ao cidadão da Provedoria conta ainda com a Linha da Criança e a do Idoso, mas em nenhuma destas houve um crescimento tão significativo das queixas como na do Cidadão com Deficiência. Em termos comparativos, em janeiro houve 28 reclamações, quando em maio foram atingidas as 109. A Linha do Idoso registou em maio um número significativo de chamadas relacionadas com o apoio domiciliário, saúde, maus tratos na família, negligência e abandono. Neste mês foram contabilizadas 245 chamadas. Janeiro representou para os mais velhos o mês com maior número de queixas (303). Em fevereiro, foram 278. Nos primeiros cinco meses do ano, houve um total de 1321 situações.
A Linha da Criança é, dos três serviços, a que apresenta um menor número de chamadas recebidas, com um total de 220 nos primeiros cinco meses. Em maio foram contabilizadas 51 reclamações, com observações tão diversas como cuidados de saúde, responsabilidade parental, comportamentos desviantes ou maus tratos psíquicos e físicos.
Os queixosos efetuaram também chamadas sobre visitas de crianças aos avós, negligência, violência doméstica ou abusos sexuais. Nas três linhas o atendimento é personalizado, grátis, direto e é feito nos dias úteis das 09h30 às 17h30. Fora desse horário, é aceite uma mensagem para posterior resposta. A Linha da Criança tem o número 800 206 656. Por sua vez, na Linha Idoso é 800 203 531, e a do Cidadão com Deficiência 800 208 462.