Uma vereadora de North York está a acusar o governo federal de montar uma campanha secreta para vender uma vasta área do parque a promotores imobiliários privados.
Há dois anos, o Conselho Municipal do Ontário emitiu uma decisão que abriu o caminho para a construção de cerca de 1.000 unidades residenciais no Downsview Park, como parte de um projecto destinado a transformar o parque de 231 hectares num vasto “parque urbano”.
Agora, a vereadora municipal pelo Bairro 9, Maria Augimeri, diz que obteve um memorando – sem indicar como teve acesso ao mesmo – que sugere que o proprietário do parque – a Canada Lands Co. – está a tentar rever a decisão com o objetivo de vender ainda mais da propriedade a promotores imobiliários.
Entretanto, numa declaração à CP24, um porta-voz da ministra das Obras Públicas e Serviços Governamentais, Diane Finley, garantiu que o governo não tem planos para vender a propriedade.
Em 2012, foi dado o controlo da propriedade à Canada Lands Co., levando a especulações sobre se a empresa iria procurar vendê-la ao maior licitador no mercado aberto.
Augimeri sublinhou que, sob o controle da cidade, o Downsview Park poderia tornar-se um “Central Park de Toronto”, o qual seria um “lugar de alívio” para os moradores de toda a cidade.
Na quarta-feira, a Canada Lands Co. vai realizar uma reunião pública para discutir o futuro do Downsview Park.