Ator canadiano Donald Sutherland morreu aos 88 anos

Foto: Correio da Manhã

O ator canadiano Donald Sutherland morreu esta quinta-feira, 20 de junho, aos 88 anos, em Miami, nos Estados Unidos.

Um dos atores históricos de Hollywood estava doente há algum tempo. Com mais de 60 anos de carreira e 190 créditos entre o cinema e a televisão, várias foram  as gerações que ficaram marcadas pelo trabalho do ator.

Donald Sutherland estreou-se no mundo da ficção no final dos anos 1960 antes de ter participações em filmes clássicos da década de 70 como Klute, MASH, Don’t Look Now e Animal House, e é considerado um dos melhores atores que nunca foi nomeado para um Óscar. Contudo, a academia decidiu galardoar o ator com uma estatueta honorária em 2017.

Com uma carreira preenchida, em 2012, participou na saga ‘The Hunger Games’.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, recordou ter-se sentido “profundamente impressionado” quando conheceu Sutherland.

“Os meus pensamentos vão para Kiefer e para toda a família Sutherland, bem como para todos os canadianos que, sem dúvida, estão tristes por saberem da notícia, como eu estou neste momento”, disse o líder canadiano.

Nascido no Canadá, no ano de 1935, Donald Sutherland estudou engenharia e drama na Universidade de Toronto, até ter decidido perseguir o sonho de ator a tempo inteiro. Em 1957, voou para  Londres, para estudar na Academia de Música e Artes Dramáticas.

Na rede social X, o filho, o também ator Kiefer Sutherland que até já venceu um Emmy destaca “uma vida bem vivida” do pai.