Atenção imigrantes: Nova ronda do ‘Express Entry’ baseia-se nos transportes

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

O programa de ‘Express Entry’ do Canadá está agora a convidar recém-chegados com algumas competências a tornarem-se residentes permanentes. A próxima ronda de convites para a seleção baseada em categorias através do ‘Express Entry’ começa esta semana.

Foi anunciado pelo ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, a 18 de setembro de 2023, a nova ronda de candidaturas do programa ‘Express Entry’ para os cidadãos que pretendam imigrar para o Canadá.

O foco agora baseia-se em candidatos com experiência no setor dos transportes, incluindo motoristas de camiões comerciais, pilotos e trabalhadores de montagem de aeronaves. O programa destina-se a ajudar a indústria a atrair talentos qualificados que são necessários em todo o país.

Para se poder candidatar ao ‘Express Entry’ deve ter acumulado, pelo menos, seis meses de experiência profissional contínua a tempo inteiro nos últimos três anos; ter estado numa única profissão que faça parte da categoria de transportes; ter trabalhado no Canadá ou no estrangeiro.

Para as categorias de 2023, o Governo federal selecionou ainda proficiência em língua francesa; profissões no setor da saúde; profissões ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática; profissões comerciais; profissões ligadas aos transportes, como vimos; e ainda profissões agrícolas e agroalimentares.

Em agosto, foi aberta a primeira ronda de seleção baseada em categorias através do novo programa ‘Express Entry’ para pessoas com competências e experiência de trabalho no setor das profissões especializadas.

As ocupações para essa ronda incluíam carpinteiros, canalizadores, eletricistas, soldadores, empreiteiros e supervisores, carpinteiros de construção, mecânicos industriais, mecânicos de aquecimento, refrigeração e ar condicionado, entre outros.

Alguns meses antes, foi anunciado que estavam a ser introduzidas alterações no programa ‘Express Entry’ para permitir uma seleção baseada em categorias.

Estas alterações foram implementadas para ajudar a resolver a falta de mão de obra e apoiar os objetivos económicos, convidando as pessoas a candidatarem-se à residência permanente no Canadá.

O ‘Express Entry’ é um sistema online que o Governo federal utiliza para gerir os pedidos de imigração de trabalhadores qualificados.