Este ano vai ser especial para os observadores do céu noturno em Ontário. Quatro superluas cheias vão estar visíveis em quatro meses consecutivos.
A primeira aparece já na segunda-feira, 19 de agosto. Nesse dia, a lua vai estar a cerca de 362 mil quilómetros da terra.
Esta superlua é particularmente rara, dizem os especialistas. Alguns apelidam-na de ‘lua azul’, apesar de isso não significar que muda de cor. O termo é aplicado, tendo em conta que se trata da terceira lua cheia numa estação com quatro luas cheias no total.
Eventuais chuvas podem afetar a visibilidade da lua em Toronto. Mas se o tempo não colaborar, não se preocupe. Terá mais três superluas para ver nos meses seguintes.
Em setembro, a lua estará a 357 mil quilómetros da terra. Em outubro, também a 357 mil quilómetros. E em novembro, a 362 mil quilómetros.
Parece muito, mas é pouco, tendo em conta a distância normal entre a terra e a lua, que ronda os 384 mil quilómetros. Quando está mais longe, pode chegar aos 405 mil quilómetros.
Por isso, pegue nos binóculos e aproveite a oportunidade única de ver a lua em toda a sua grandiosidade!