O Grupo Português de Activistas sobre Tratamento de VIH/SIDA (GAT) juntou-se a outras associações para assinalar em todo o país o Dia Internacional do Preservativo, quinta-feira, com ações a alertar para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Na véspera do Dia dos Namorados serão distribuídos preservativos em vários pontos de Lisboa, como Marquês de Pombal, praça do Martim Moniz ou Chiado e frente ao teatro São Carlos. A iniciativa tem a colaboração da cantora Rita Redshoes, anunciou a organização.
Porto, Coimbra, Peniche, Setúbal, Faro ou Funchal são outras cidades que vão ter também ações a assinalar o Dia Internacional do Preservativo.
“Em 2014, Portugal permanece sem um plano de ação e estratégia, no acesso, promoção, cobertura dos meios de prevenção da transmissão sexual com base no conhecimento da epidemia e avaliação de necessidades. O mecanismo de distribuição de material preventivo tem falhas, é fragmentado e não é pro-ativo”, salienta a informação do GAT.
Para esta entidade, “é preocupante observar que o número de preservativos distribuídos pelo Plano Nacional tem diminuído desde 2009, de cerca de sete milhões para cerca de 2,5 milhões em 2012”.