A Associação Migrante de Barcelos comemorou 25 anos de fundação com uma grande festa na passada sexta-feira.
O salão da LiUNA 183 em North York ficou lotado. Tudo para comemorar os 25 anos da Associação Migrante de Barcelos.
O mais importante símbolo da cultura da freguesia, o Galo de Barcelos, estava bem visível na entrada do salão enquanto milhares de convidados chegavam.
A noite da sexta-feira, dia 20 de Outubro, foi uma verdadeira celebração da cultura barcelense, contando com apresentação do rancho folclórico de Barcelos
As crianças também puderam participar da festa com a apresentação do rancho folclórico infantil. Para elas, dançar no rancho é uma grande diversão.
Flora Araújo é barcelense. Está há 40 anos no Canadá. Para ela, a associação é uma importante ligação às suas origens.
A celebração também contou com a presença de várias líderes políticos. O presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Araújo, veio diretamente de Portugal para as celebrações. O presidente presenteou as autoridades luso-canadianas com peças de arte trazidas de Barcelos, e elogiou os luso-canadianos por manterem viva a cultura da freguesia no Canadá.
O Cônsul português em Toronto, Joaquim do Rosário, celebrou as conquistas da associação barcelense.
A Associação Migrante de Barcelos foi fundada em 20 de outubro de 1998 por um grupo de jovens de que formavam uma equipa de futebol associada ao clube de Gil Vicente. Ao poucos, o grupo expandiu os seus horizontes e tornou-se uma associação dedicada à difusão das tradições e da cultura da região de Barcelos e do Baixo Minho.
Para o presidente da associação, Vítor Santos, o clube celebra não somente 25 anos de cultura, mas também de dedicação em manter o legado barcelense no Canadá.
A atração principal da festa foi o cantor português Toy, que levou o público a dançar.
Para Toy, atuar para a comunidade portuguesa da diáspora tem um sabor especial.