A comissão de Festas de Nossa Senhora da Luz celebrou o seu aniversário no passado dia 20 de janeiro. As celebrações dos 30 anos de existência da comissão festiva, deram início com uma missa.
As celebrações tiveram início com uma missa na igreja de São Mateus, em Toronto.
Logo após a celebração, o Padre André Grecki se reuniu no salão de festa com os fiéis para demonstrar gratidão aos membros da comissão de festas da Nossa Senhora da Luz
“Celebrar mais um ano, no caso os 30 anos, é um passo muito importante para todos nós”, referiu o pároco ao Correio da Manhã Canadá (CMC).
“A reconhecer que Deus habita nos nossos corações. Somos gratos a todos os membros da comissão por trazerem a presença de Deus aos nossos corações; assim como a da mãe: Nossa Senhora da Luz que está presente nos nossos corações”, concluiu.
São trinta anos de existência. Hoje em dia, há 12 pessoas no comando da comissão. O presidente reconhece as conquistas, mas segundo ele, há certas dificuldades atualmente.
“Depois da Covid tivemos um menor número de pessoas e patrocinadores. Tem sido um pouco complicado, já que queríamos ter o salão cheio e só temos metade [da lotação], referiu José Bettencourt que é o atual presidente da Comissão de Festas.
Para ele “os preços estão cada vez a subir mais, apesar de estamos a tentar manter as tradições”.
O líder da comissão revela uma aposta de um conjunto de artistas da Ilha Graciosa para atrair mais público, até para haver cada vez mais histórias para partilhar.
Ondina Lourenço que é reformada enaltece o trabalho que elas dão para os voluntários.
“Também às vezes são poucos, mas os poucos, fazem muito. São eles que querem aguentar as tradições”, conta
Também Armanda Arruda salienta o papel “impecável” da comissão de festas.
“Faz tudo o que é bom”.
Apesar de tudo para esta reformada “as festas já foram melhores, mas há 3 anos que não assisto às festas de Nossa Senhora da Luz”. Agora promete voltar nos próximos anos para que a tradição se mantenha viva.
Aliás, Maria Lima espera que as festas continuem, pois “todas as festas que eles [Comissão de Festas] fazem são boas”. Gabriel Lima subscreve as palavras desta última.
na Snjaric aproveita estes momentos para “matar saudades de Portugal”.
“Quase todos os anos venho. Venho matar saudades de Portugal, até porque já não vou lá há muitos anos. E vejo famílias conhecidas”.