31.º Torneio Anual de Bola de Bocce para Caridade Nick Barbieri
Evento foi o maior já registado em 38 anos de existência
Na quarta-feira, 21 de agosto, o Centro de Formação LiUNA Local 506, em Richmond Hill, acolheu o 31.º Torneio Anual de Bola de Bocce de Beneficência Nick Barbieri. Organizado pela LiUNA Local 506 e pela General Contractors’ Association of Toronto (GCAT), o evento teve início às 8:30 am e terminou às 3 pm, assinalando mais uma angariação de fundos bem sucedida para a comunidade.
O torneio deste ano registou uma afluência impressionante, com 75 equipas participantes – tantas, na verdade, que foi necessário construir dois campos adicionais para acomodar a procura. O evento continua a crescer em popularidade, fazendo com que os organizadores já estejam a planear uma expansão com mais dois campos para o próximo ano. O torneio também recebeu 150 convidados, juntamente com os membros da força sindical e os seus familiares, tornando-o numa ocasião de muita diversão.
Para além da animada competição de bola de bocce, o torneio também incluiu uma variedade de outros jogos e rifas em que os participantes podiam tentar a sua sorte para ganhar prémios. Atividades como o lançamento de sacos de areia e o lançamento de machados de plástico contribuíram para a emoção do dia. Os participantes também foram brindados com uma variedade de deliciosos petiscos, incluindo milho, espetos de churrasco, mini-hambúrgueres, refrigerantes e gelados, com um almoço nutritivo fornecido pelos patrocinadores.
Este ano, as receitas do torneio, estimadas entre $250.000 e $300.000, irão beneficiar quatro instituições de caridade merecedoras: a Luso Canadian Charitable Society, a Jake’s House, o Toronto Azzurri Soccer Club e a Niagara Homies with Extra Chromies. Cada uma destas organizações esteve presente no evento, com stands que forneceram informações sobre o seu trabalho e a forma como a comunidade pode apoiar os seus esforços.
Numa entrevista exclusiva, Toni Do Vale, secretário do Tesouro da LiUNA Local 506, refletiu sobre os 31 anos de história do torneio, salientando que este poderá ter sido o maior de sempre. Manifestou a sua gratidão aos patrocinadores e confirmou que o evento será um apoio significativo às instituições de caridade luso-canadianas.
“Há 31 anos estamos a fazer este evento aqui, um grande sucesso. É capaz de ser o maior até hoje! E gostaríamos de agradecer a todos, as entidades, público em geral, que participaram neste evento.”
Roly A. Bernardini, presidente da LiUNA Local 506, também partilhou as suas ideias sobre o torneio e o impacto que este tem nas instituições de caridade. Elogiou o apoio contínuo da comunidade e sublinhou a importância dos fundos angariados para ajudar estas organizações a atingir os seus objetivos.
“Este ano, vamos dar a quatro instituições de caridade merecedoras, uma após outra, que nos tocaram o coração, incluindo a “Luso Group Society of Canada”, a “Jake’s House”, que ajuda muitas pessoas com autismo, a Homies with Extra Chromies de Niagara e a última, a Toronto Azzurri, que ajuda os miúdos a jogar futebol. Alguns dos miúdos são retirados da rua, são colocados no desporto para que não fiquem na rua e tenham melhores resultados na escola.”
Além disso, Heather Grand, CEO e diretora executiva da Luso Canadian Charitable Society, partilhou o seu entusiasmo pelos projetos que serão possíveis com os fundos angariados e agradeceu à comunidade pelo seu apoio contínuo.
“Temos uma conta residencial, acho que é assim que lhe chamo, e colocamos donativos como este para financiar os custos de construção das novas propriedades. E, como sabem, estamos a tentar construir habitações de apoio para pessoas que vão precisar delas e que têm necessidades especiais. Por isso, temos um projeto que estamos a iniciar e que já está em curso em Hamilton, comprámos a propriedade, estamos apenas à espera das licenças de construção e vamos iniciar esse projeto e depois temos outro plano para Toronto, porque há uma verdadeira escassez de habitação para adultos com deficiência”.
O evento terminou com algumas palavras de Bernardini, que entregou os cheques às instituições de caridade apoiadas e aproveitou um momento para agradecer aos patrocinadores, parceiros e àqueles que doaram os alimentos que tornaram o evento possível. Após o discurso de Bernardini, os principais representantes das instituições de caridade que receberam os cheques também falaram, partilhando informações sobre as suas organizações e expressando uma profunda gratidão à LiUNA pelo seu apoio contínuo. Esta sincera troca de agradecimentos encerrou um dia de competição, envolvimento da comunidade e generosidade. À medida que o torneio cresce a cada ano, também cresce o seu impacto positivo na comunidade, criando um estilo de vida melhor para as famílias trabalhadoras e para os mais necessitados.