Ambiente: Previsões ambientais para o Canadá vão de incêndios florestais a furacões, tempestades e muita neve

Foto: Pexels

As mudanças climáticas causadas pelo homem estão a tornar as ondas de calor muito mais prováveis ​​e desencadeando eventos extremos como incêndios florestais e tempestades, segundo comunicado do governo federal, a 12 de agosto.

O ministro dos Recursos Naturais, Jonathan Wilkinson, referiu que haverá mais incêndios florestais da British Columbia até Manitoba este mês, alimentados por estas mudanças. Acrescentou ainda que há a possibilidade desta atividade exponencial de incêndios florestais se manter até setembro. 

Até 14 de agosto, os registos indicaram a existência de 474 incêndios no país, com mais de 150 fora do controlo. Até à referida data 3,4 milhões de hectares já queimaram em 2024, correspondendo a um valor superior à média de 25 anos de área queimada.

Mas quando as condições atmosféricas ficarem menos secas, os canadianos têm razões para continuar em alerta: as previsões indicam  uma temporada de furacões acima da média.

O ministro de Preparação para Emergências, Harjit Sajjan, solicita aos canadianos que se preparem para possíveis tempestades fortes e que se certifiquem de ter um kit e um plano de emergência. Solicita que preparem também a sua propriedade, limpando árvores ou galhos mortos e garantindo as condições de segurança dos seus telhados, janelas e fundações. 

E se o outono poderá trazer furacões e tempestades, como será o inverno no Canadá? 

As previsões do ‘Farmers’ Almanac’ indicam que um uma forte quantidade de chuva e neve vai cobrir a maior parte do país, devido ao fenómeno ‘La niña’, que acontece a cada três a cinco anos. 

Do leste das montanhas rochosas até Ontário, cerca de dois terços do Canadá deverão registar temperaturas abaixo do normal, sendo a partir da entrada no ano novo que os canadianos deverão agasalhar-se bem, principalmente nas zonas mais rurais e dos grandes lagos. 

Para além do frio, a previsão é de que um terço oriental do Canadá receba precipitação acima do normal, especialmente ao redor dos Grandes Lagos.

No Quebec, a neve será mais comum durante a temporada, com a previsão de uma considerável tempestade de neve para meados de fevereiro. Em Ontário, será uma mistura de chuva e neve.