Madrid, 09 set 2020 (Lusa) — A empresa norte-americana de comércio eletrónico Amazon tornou-se no principal cliente de veículos elétricos Mercedes-Benz, encomendando mais de 1.800 unidades de eVito e eSprinter.
O pedido está dividido entre cerca de 600 eVito de médio porte e mais de 1.200 unidades de eSprinter com carroçaria grande, que entrarão em operação ainda este ano, noticia hoje a agência Efe.
O Mercedes-Benz eSprinter, com um peso máximo permitido de 3.500 quilos na sua versão de teto alto, tem uma potência máxima de 85 quilowatts (kW) e pode ser escolhido com duas capacidades de bateria, dependendo de uma maior autonomia ou uma maior carga útil.
No caso dos veículos produzidos para a Amazon, têm a maior bateria, a de 47 kW/hora de carga útil, com a qual podem viajar até 168 quilómetros. Estes veículos com um carregador rápido podem ser recarregados de 10% a 80% em cerca de 25 minutos.
O Mercedes-Benz eVito, também de 85 kW, tem uma bateria de 35 kW/hora, o que garante uma autonomia de 150 a 184 quilómetros após seis horas de carga.
A fabricante de veículos e a empresa norte-americana Jezz Bezos colaboram na Alemanha desde 2018 no campo da mobilidade elétrica.
Desde aquele ano, a divisão de Mercedes-Benz Vans, em conjunto com vários dos seus parceiros, tem vindo a montar uma infraestrutura de recarga elétrica para a Amazon Logistics Germany, que na cidade alemã de Essen conta com 340 pontos de recarga, o que o torna no maior da Europa.
A Mercedes-Benz também faz parte do “The Climate Pledge”, iniciativa da Amazon e do Global Optimism para atingir os objetivos do Acordo de Paris 10 anos antes do previsto, ou seja, em 2040.
DD // ROC
Lusa/Fim