ALUNOS MADEIRENSES VENCEM COMPETIÇÃO EM TORONTO

chiUm grupo de seis alunos do Instituto de Tecnologias Interativas, da Universidade da Madeira, conquistou o primeiro lugar na competição internacional de jogos ‘CHI 2014’, que decorreu em Toronto, no Canadá.
Esta é uma conferência sobre Fatores Humanos em Sistemas de Computação e é considerada a conferência mais importante a nível mundial na área da interação homem-computador, daí a importância do prémio.
Os seis alunos, Sheila Christian, Júlio Alves, André Ferreira, Rúben Freitas, Dinarte Jesus e Nelson Vieira estão a fazer o mestrado profissional em Interação Humano-Computador, Engenharia Informática e a licenciatura de Design de Médias Interativos, desenvolveram um jogo denominado “Volcano Salvation”, que submeteram à competição, ocorrida entre 26 de abril e 01 de maio.
O resultado foi comunicado à Universidade da Madeira na passada semana.
O grupo foi uma das três equipas selecionadas para apresentar o trabalho na conferência, acabando por ficar em primeiro lugar na competição, por ter desenvolvido um jogo em que o conceito principal é uma nova forma de interação com os jogadores, de maneira a conseguir uma experiência mais natural e intuitiva, tendo os alunos idealizado e desenvolvido em cinco semanas um jogo que utiliza os movimentos das mãos, dedos e olhar do jogador, através do reconhecimento facial com uma ‘webcam’.
O jogo está ambientado no mundo dos aztecas, onde o jogador assume o papel de um deus e tem de salvar a população de uma aldeia depois de uma erupção vulcânica.