Alerta verão: LiUNA partilha dicas para evitar problemas de calor no trabalho

Foto: LiUNA Local 183/Facebook

A chegada do verão traz consigo temperaturas elevadas e, com elas, o risco de problemas relacionados com o calor entre os trabalhadores. O alerta é da Laborers’ Health & Safety Fund of North America (LHSFNA), uma organização ligada à LiUNA, dedicada a promover a saúde e a segurança no local de trabalho.

Num vídeo recente partilhado nas redes sociais da entidade, Nate Schreiber, higienista industrial, destaca a importância da aclimatação para a prevenção destes incidentes.

Para quem não sabe, a aclimatação é a adaptação gradual do corpo a mudanças de temperatura, seja para condições de calor ou frio, permitindo que ele lide melhor com essas condições extremas e reduza o risco de doenças relacionadas, como a exaustão, a insolação, ou a hipotermia.

Aclimatar-se ao calor é o primeiro passo para prevenir problemas de saúde relacionados com o calor, afirma Nate Schreiber. A maior parte das mortes por exposição ao calor ocorre nos primeiros dias de trabalho em ambientes quentes. Schreiber sublinha que os empregadores têm um papel crucial na criação, implementação e monitorização de procedimentos de aclimatação.

De acordo com o higienista industrial, a carga de trabalho dos trabalhadores expostos ao calor deve ser aumentada gradualmente, ao longo de um período de sete a 14 dias. Isso permite que o corpo dos trabalhadores se adapte progressivamente às condições mais quentes, em vez de serem submetidos a uma carga completa de trabalho sob calor extremo desde o primeiro dia.

Avaliações contínuas e re-aclimatação são essenciais para garantir a segurança dos trabalhadores, acrescenta Nate Schreiber. Para ver o video na íntegra, visite as redes sociais da LHSFNA, nomeadamente o Facebook, em www.facebook.com/LHSFNA.