ALEGADO TERRORISTA DETIDO EM LISBOA

AEROPORTOUm indivíduo holandês foi detido no aeroporto de Lisboa por suspeita de terrorismo.
O homem de 29 anos, natural de Angola, mas com nacionalidade holandesa, foi detido já na quinta-feira por entrada ilegal na placaaeroportuária da capital portuguesa e ficou em prisão preventiva por suspeita de ser um terrorista e ter alegadamente confessado que recebeu treino na Síria.
O suspeito foi interrogado no sábado no Tribunal de Instrução Criminal que decretou a sua prisão preventiva, depois de ter sido encontrado e detido por intrusão em lugar vedado ao público e na sua posse uma arma branca.
O individuo foi detido junto de um avião da transportadora aérea angolana, TAAG, que deveria ter partido para Luanda na noite de quinta-feira e ouvido na sexta-feira pela PJ ter-se-à concluído que esteve no início do ano na Síria e que os seus passos estavam a ser acompanhados por forças e serviços secretos estrangeiros.
Aos inspetores da Unidade Nacional de Contraterrorismo foram chamados a este caso nas mãos da Polícia Judiciária , por se tratar de uma situação enquadrada na lei de combate ao terrorismo, que indica como terrorismo os crimes contra a segurança dos transportes e durante o interrogatório o homem admitiu que esteve num campo de treino de islamitas radicais.
O passaporte do suspeito terá um carimbo de passagem pela Turquia, país que tem sido a porta de passagem de centenas de jovens europeus que se juntam aos rebeldes contra o presidente Assad.
Depois de ouvido, o juiz Carlos Alexandre entendeu que havia elevado perigo de fuga, em especial por se tratar de um cidadão estrangeiro tendo determinado que a investigação sobre a presença do suspeito em Portugal deverá ser feita com o tempo necessário.