Ajuda humanitária: Canadá afeta milhões de dólares em ajuda humanitária mundial

Foto: X.com
Foto: X.com

Desde o início de outubro, o Canadá apoiou com 60 milhões de dólares a Faixa de Gaza e as zonas circundantes, numa altura em que a guerra entre Israel e o Hamas continua. No entanto a Síria, Iémen e Líbano estão no topo dos totais anuais de ajuda.

De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), esta doação à região referida é mais do que qualquer doação canadiana deste tipo a Gaza e à Cisjordânia em pelo menos 20 anos, mais do que duplicando o montante da ajuda humanitária prestada à região em todo o ano de 2021, que totalizou cerca de 23 milhões de dólares atuais.

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, o governo federal anunciou 60 milhões de dólares em financiamento de ajuda humanitária, contra 23 milhões de dólares para todo o ano de 2021.

Desde o início da guerra, no princípio deste mês, houve mais de 1.400 mortos em Israel e outros 8.525 palestinianos morreram em Gaza, de acordo com os números publicados pelas autoridades israelitas e pelo Ministério da Saúde de Gaza, dirigido pelo Hamas, respetivamente.

Um comunicado de imprensa emitido no início deste mês pela Global Affairs Canada (GAC) refere que 50 milhões de dólares do pacote de ajuda de 2023 irão “ajudar a fornecer alimentos, água, assistência médica de emergência, serviços de proteção e outras formas de assistência que salvam vidas” aos palestinianos afetados pela guerra.

A emergência humanitária provocada pela guerra entre Israel e o Hamas juntou-se à lista do GAC de crises internacionais em curso que são alvo da ajuda canadiana.

Outras contribuições incluem 58 milhões de dólares para fazer face às inundações no Paquistão no verão passado, ajuda de emergência à Turquia e à Síria, num total de cerca de 80 milhões de dólares, após os terramotos que atingiram ambos os países no início deste ano, e assistência à Ucrânia na sua luta contra a invasão russa. Desde janeiro de 2022, o Canadá contribuiu com mais de 350 milhões de dólares em assistência humanitária, a par de milhares de milhões de dólares em ajuda económica e ao desenvolvimento.

De acordo com os dados mais recentes disponíveis da OCDE, as contribuições humanitárias do Canadá totalizaram cerca de 1,09 mil milhões de dólares em 2021, representando aproximadamente 15% do total da ajuda ao desenvolvimento do Canadá nesse ano.

Os principais beneficiários de financiamento humanitário em 2021 foram a Síria (90 milhões de dólares) e o Iémen (85 milhões de dólares), onde o conflito criou circunstâncias descritas pelo GAC como “devastadoras” e “urgentes”. O Líbano também recebeu um montante significativo de financiamento humanitário do Canadá (58 milhões de dólares) após a explosão de 2020 em Beirute, que agravou as crises socioeconômicas, políticas e pandémicas existentes.