Uma exposição de objetos do arquivo pessoal de David Bowie vai dar o pontapé de saída a uma tournée mundial, na Galeria de Arte do Ontário (AGO), este outono. A galeria de Toronto diz que a exposição interativa “David Bowie Is” vai abrir a 25 de setembro e decorrer até 27 de novembro, assinalando a sua estreia norte-americana.
Mais de 300 itens que abrangem cinco décadas fazem parte do espetáculo multimédia, que destaca as colaborações do pioneiro da pop nas áreas da moda, som, teatro, arte e cinema.
Incluem-se “set lists” manuscritas, letras, entradas de diário, instrumentos, esboços, vídeos de música e figurinos originais.
É dado um especial ênfase às suas influências artísticas, incluindo o surrealismo, o expressionismo alemão, Music Hall, mímica e representação teatral de Kabuki japonês.
A elogiada exposição marca a primeira vez que um museu foi autorizado a exibir os itens de arquivo do ator britânico, que contém mais de 75 mil objetos. A exposição vai chegar à AGO vinda diretamente do [museu] Victoria and Albert Museum de Londres.