Agência de Receitas do Canadá mantém prazo da entrega da declaração de rendimentos

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O prazo para a entrega da declaração de rendimentos e para o pagamento de quaisquer impostos em atraso mantém-se até amanhã. A terceira vaga da pandemia não foi motivo para adiar o prazo este ano.

Nem mesmo uma das ondas mais críticas da pandemia foi suficiente para o Governo federal adiar os deveres fiscais dos canadianos. O dia 30 de abril foi o escolhido para entregar a declaração de rendimentos e proceder ao pagamento dos impostos em dívida. Mas as regras são diferentes para cada situação e o Correio da Manhã Canadá já preparou essa informação para si.

Caso trabalhe por conta própria, deve, em conjunto com o seu cônjuge, entregar a papelada fiscal à Agência de Receitas do Canadá até 15 de junho. De qualquer das formas, o pagamento do saldo de impostos é obrigatório até ao final de abril. Caso o pagamento tenha sido fora do prazo, poderá ver um atraso em qualquer subsídio governamental que receba.

Ainda que não deva nenhum imposto, deve sempre apresentar uma declaração para ter acesso a créditos fiscais e benefícios a que tenha direito. E, novamente, o atraso da apresentação da declaração pode resultar em interrupções de subsídios salariais.

E a agência tributária avisa que declarar os seus impostos no prazo estabelecido é a melhor maneira para que seja processado o mais rápido possível, entre 3 a 5 dias. Mas caso falhe alguma informação, acontece precisamente o contrário. Pode levar até 8 semanas.

É importante que esteja tudo em dia, especialmente se atravessar dificuldades financeiras, para que os subsídios que recebe não atrasem.

Já no caso de dever impostos, vai certamente pagar multas e juros, que vão ser adicionados ao valor em dívida se perder os prazos.

A Agência de Receitas do Canadá vai cobrar uma multa de 5% do seu saldo fiscal de 2020 pelo atraso da declaração, mais 1% do seu saldo para cada mês em que a devolução estiver atrasada, até um máximo de 12 meses.

A boa notícia é que a agência disse que não vai cobrar juros sobre os impostos de 2020 em dívida se o seu rendimento tributável for de 75 mil dólares ou menos. No entanto, deve ainda apresentar o seu retorno de 2020 dentro do prazo para evitar penalidades

Ainda assim, a Agência de Receitas pode cancelar ou dispensar quaisquer juros ou multas caso não possa cumprir as suas obrigações fiscais devido a circunstâncias fora do seu controlo.