O Canadá tem novas regras definidas para os serviços de streaming de podcasts. Elon Musk, proprietário do X não concorda com a medida. O objetivo do Governo do Canadá é regulamentar os podcasts, por exemplo, como as emissoras de rádio e de televisão.
Os podcasts ou serviços de ‘streaming online’ têm de prestar contas sobre as atividades no Canadá. Os proprietários vão ser obrigados a preencher um formulário de registo até ao dia 28 de novembro.
Recorde-se que a Comissão Canadiana de Radiotelevisão e Telecomunicações vai avançar com o plano que obriga os serviços de streaming a contribuir para os conteúdos canadianos e indígenas, tal como já o fazem os organismos de radiodifusão tradicionais.
“Estamos a desenvolver um quadro de radiodifusão moderno, capaz de se adaptar à evolução das circunstâncias. Para isso, precisamos de um amplo envolvimento e de registos públicos sólidos”, afirmou a presidente e diretora executiva da Comissão Canadiana de Radiotelevisão e Telecomunicações, Vicky Eatrides.
Os serviços de redes sociais e os serviços online de streaming que oferecem podcasts têm de se registar, mas os cidadãos comuns que utilizam as redes sociais para partilhar podcasts não têm de o fazer.
Como se pode imaginar, a medida não agradou a alguns membros do público, incluindo o CEO da Tesla e proprietário da X, Elon Musk, que chamou a atenção do Governo do primeiro-ministro Justin Trudeau, dizendo que a decisão de regulamentar os podcasts era “vergonhosa”.