GOVERNO MOÇAMBICANO NEGLIGENCIA PREÇO DE GÁS NATURAL NA PREVISÃO DE RECEITAS – ESTUDO

LusaMaputo, 20 jul (Lus) – O Centro de Integridade Pública (CIP) moçambicano acusou hoje o Governo de negligenciar o preço de gás natural na determinação das receitas que virão da produção deste recurso, defendendo a inclusão de uma cláusula de revisão de preços.

O CIP, uma ONG vocacionada à promoção da transparência nos assuntos do Estado, faz a avaliação dos contratos de venda de gás natural liquefeito que será produzido a partir de gás extraído da Bacia do Rovuma, norte de Moçambique, na análise “Acordos de Venda de Gás para o LNG (a sigla inglesa de gás natural liquefeito): Determinação do Preço e Implicações para as Receitas do Estado”.

“As avaliações das potenciais receitas para o Estado moçambicano derivadas do LNG do Rovuma são esmagadoramente concentradas no volume de gás a ser produzido e nas taxas dos impostos estabelecidos nos contratos de 2006. Dá-se pouca atenção ao aspeto mais importante na determinação da receita do Estado – o preço a que o LNG será vendido”, refere o estudo.