Bruxelas, 11 jul (Lusa) — O ministro das Finanças da Irlanda disse que é necessária ser reconstruída a relação de confiança com Atenas, acrescentando que os programas de resgate de Irlanda, Portugal e Espanha assentaram precisamente nessa premissa.
“A confiança foi aquilo em que os programas irlandês, espanhol e português foram construídos. A confiança está agora a ser reconstruída na relação com a Grécia. E esperamos que [possa] continuar a ser reconstruída hoje”, disse Michael Noonan aos jornalistas à entrada para mais um Eurogrupo extraordinário sobre a Grécia e que é considerado decisivo.
Sobre a lista de medidas apresentada na quinta-feira à noite por Atenas, com vista a conseguir um acordo entre os parceiros europeus para um terceiro resgate que poderá ascender a 72 mil milhões de euros, o responsável pelo Tesouro irlandês disse que há vários assuntos em que o Governo grego ainda tem de dar mais informações aos parceiros europeus, nomeadamente sobre a difícil situação do sistema bancário grego e as medidas para fazer face a isso.