TORONTO TEM A MENOR TAXA DE CRIME

Foto de arquivo. (CityNews)
Foto de arquivo. (CityNews)
Foto de arquivo. (CityNews)
Foto de arquivo. (CityNews)

Os serviços policiais do Canadá estão novamente a reportar menos crimes, uma tendência de declínio constante que baixou a taxa de criminalidade nacional para o seu nível mais baixo desde 1972 e bem longe do pico atingido em 1991. A agência Statistics Canada refere que a polícia indicou que a taxa de criminalidade caiu três por cento em 2012, em comparação com o ano anterior.

A gravidade dos crimes cometidos também caiu três por cento em 2012, de acordo com o (índice de gravidade) StatsCan’s Crime Severity Index (CSI). Embora tenha havido uma tendência em direção a uma taxa de redução da criminalidade e menos crimes graves, os gastos com a justiça criminal continuam a subir. Além disso, os Conservadores introduziram pelo menos 30 projetos-lei destinados a combater o crime desde que o primeiro-ministro Stephen Harper chegou ao poder em 2006.

A polícia referiu também que tanto a taxa de criminalidade como o CSI decresceu na maioria das províncias, no ano passado, embora as taxas tenham aumentado em New Brunswick, Prince Edward Island e nos territórios. No caso do Ontário, os serviços policiais reportaram a menor taxa de criminalidade e CSI, e a metrópole Toronto e maior cidade do Canadá, depois da queda da taxa de criminalidade em sete por cento, no ano anterior, pode gabar-se de ter a menor taxa entre os municípios do país pelo sexto ano consecutivo. Em contraste com a taxa nacional de 5,588 (-3) – por cada 100.000 habitantes, com variação percentual de 2011 entre parênteses -, Toronto apresenta uma taxa de 3,131 (-7).