REMODELAÇÃO – NOVOS MINISTROS

Rui Machete foi líder do PSD antes de Cavaco
Rui Machete foi líder do PSD antes de Cavaco
Rui Machete foi líder do PSD antes de Cavaco
Rui Machete foi líder do PSD antes de Cavaco

O currículo oficial de Rui Machete, ontem apresentado em comunicado pelo Governo, não indica que o novo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros foi presidente do conselho superior da SLN, antiga dona do BPN. Fonte oficial do Governo diz ao CM que “este é o currículo público de Rui Machete”.
O conselho superior reunia os principais acionistas do então Grupo BPN. Machete foi chamado à I Comissão de Inquérito parlamentar sobre a nacionalização do banco e chegou a revelar que o ex-primeiro-ministro José Sócrates deu aval à venda do BPN a angolanos, através da Carlyle.
Também antigo presidente da Fundação Luso-Americana, Rui Machete foi a grande surpresa da remodelação ontem apresentada pelo primeiro-ministro, Passos Coelho, a Cavaco Silva em Belém e tornada pública pelo site da Presidência da República.
Entram também para o Governo mais dois pesos-pesados dos partidos da maioria. António Pires de Lima, do CDS, sobe a ministro da Economia, enquanto o até agora primeiro vice-presidente do PSD, Jorge Moreira da Silva, se torna ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia.
As duas primeiras pastas de Moreira da Silva saem das mãos da centrista Assunção Cristas, que fica agora apenas como ministra da Agricultura e do Mar, enquanto a Energia deixa de fazer parte do Ministério da Economia.
Mota Soares, do CDS, mantém-se como ministro da Solidariedade e da Segurança Social, mas ganha a pasta do Emprego, que também sai da Economia. Paulo Portas sobe a vice-primeiro-ministro, o que representa um reforço dos democratas-cristãos no Governo.
Só é demitido um ministro do Executivo: a única vítima da remodelação governamental é Álvaro Santos Pereira, até agora responsável pelas pastas da Economia e do Emprego.