Ontário abre centros de recuperação e encerra locais de consumo de droga

Foto: Pexels

Ontário abre centros de recuperação e encerra locais de consumo de droga

O Governo de Ontário anunciou, a 1 de abril, a abertura de nove Centros de Tratamento para Recuperação de Sem-abrigo e Vício (HART), em substituição dos locais de consumo supervisionado de drogas em toda a província, que estavam localizados perto de escolas e centros de cuidados infantis.

Segundo o Governo provincial, os centros oferecem acesso a sistemas de recuperação, serviços de tratamento para pessoas que lutam contra vícios, cuidados primários e serviços de apoio à saúde mental, mas não prestam serviços de consumo de drogas.

Os HART vão receber até quatro vezes mais financiamento do que recebiam como locais de consumo supervisionado, segundo o Governo, com cada centro a receber 6,3 milhões de dólares anualmente.

O premier de Ontário, Doug Ford, disse que o objetivo é tornar a província mais segura, enquanto ajuda a lutar contra os vícios.

Os centros foram anunciados depois de o Governo ter aprovado, em 2024, uma legislação que proibia os locais de consumo supervisionado a menos de 200 metros de escolas e creches. Nove dos 10 locais programados para fechar na província concordaram em transformar-se em centros HART.

O Governo tem em curso um investimento de 550 milhões de dólares para criar um total de 28 centros de apoio em toda a província.

A 1 de abril, abriram centros em Toronto, Ottawa, Hamilton, Kitchener, Guelph e Thunder Bay.