LiUNA penaliza empresas que apoiam tarifas dos EUA

Foto: Facebook LiUNA Local 183

As tarifas dos Estados Unidos da América (EUA) sobre o Canadá são assunto de preocupação da LiUNA desde o início. Em causa está a defesa dos postos de emprego e direitos dos seus membros de ambos os lados da fronteira.

A 31 de março, Joe Mancinelli, Vice-Presidente Internacional e Gerente Regional para o Canadá Central e Oriental da LiUNA, partilhou nas redes sociais a aprovação de uma moção do ‘Liuna Pension Fund of C&E Canada’ em resposta às tarifas americanas.

O maior plano multi-empregador do Canadá decidiu que os seus gestores de investimentos não podem investir em empresas que apoiam as tarifas contra o Canadá, como é o caso da Tesla Inc.

Na moção aprovada consta ainda a necessidade de identificação, por parte dos gestores de investimento do plano sindical, de todas as empresas que se manifestam a favor das tarifas americanas. Após esta identificação, o conselho de administração deve ser notificado para ações adicionais ou mesmo desinvestimento.

Mancinelli referiu que a medida foi aprovada por unanimidade e deixou um apelo aos restantes planos de pensões canadianos para que façam o mesmo.

Entretanto, a missão social do sindicato deu um novo passo. A LiUNA Local 183 divulgou o apoio e parceria do sindicato ao programa da Special Needs Adult Program Services Organization (SNAPSO). A organização comunitária proporciona aos adultos com deficiências de desenvolvimento oportunidades de serem ativos, visíveis e incluídos na vida da comunidade.

A partilha foi feita a 2 de abril, data em que se assinala o Dia da Consciencialização do Autismo, como forma de reafirmação do compromisso da Local 183 em promover a inclusão de todos na comunidade para construção de um futuro melhor.