
Muitas salas de emergência em todo o Ontário têm sentido a pressão do que tem sido descrito como uma época de gripe intensa.
A Niagara Health informou que os hospitais da região estão a registar um aumento alarmante de casos de gripe, com um número crescente de doentes a necessitar de hospitalização, incluindo vários em cuidados intensivos.
O médico de urgência de Toronto, Kashif Pirzada, relatou um fluxo semelhante de doentes, acrescentando que muitos estão a esperar horas em ambulâncias para serem admitidos.
A Agência de Saúde Pública do Canadá informou que a atividade gripal está “generalizada” em Ontário, British Columbia (B.C.) e Quebec. A entidade acrescentou que as estimativas apontam para um aumento de casos, enquanto as infeções por Covid-19 e RSV tendem a diminuir.
A época de gripe deste ano teve um início tardio, algo que não se registava desde os tempos pré-pandémicos, levando alguns especialistas em saúde a dizer que a imunidade conferida pelas vacinas contra a gripe pode estar a diminuir.
Os especialistas alertam que as pessoas mais vulneráveis são os idosos, as crianças, as grávidas e as que têm problemas de saúde subjacentes, acrescentando que devem voltar a tomar a vacina contra a gripe.