14 de novembro marcou o início da época de espetáculos mais esperada pelos ‘swifties’ canadianos, com todos os caminhos a convergir para Toronto até 23 de novembro.
A ‘The Eras Tour’, de Taylor Swift, inclui seis concertos ao longo de duas semanas, com previsão de atrair 50 mil pessoas por noite de espetáculo.
Apesar de muitos fãs de Swift terem adquirido o bilhete muito tempo antes, muitos foram os fãs que, nas vésperas do dia 14, se dirigiram a Toronto na esperança de conseguir um bilhete à última hora ou para participar num dos inúmeros eventos temáticos de Swift.
Os eventos da ‘The Eras Tour’ incluem o Toronto’s Version: Taylgate ’24, anunciado como um local de encontro para os ‘swifties’ sem bilhetes celebrarem a sua paixão, uma área de espera para os pais cujos filhos estão nos concertos e um local coberto para os portadores de bilhetes passarem tempo antes do espetáculo.
Devido à movimentação de milhares de pessoas, foi anunciada a interdição de várias ruas de Toronto ao trânsito local nas tardes e noites de concertos, para acomodar as multidões que entram e saem do Rogers Centre, com algumas estradas a serem totalmente encerradas no final dos espetáculos.
Para facilitar as deslocações, dezenas de autocarros e elétricos foram adicionados às rotas de trânsito em redor do estádio, e a Metrolinx, a agência do sistema GO Transit de Ontário, também adicionou viagens extra e horários alargados em algumas regiões para acomodar os fãs que pretendem regressar a casa.
O dia 14 de novembro contou também com multidões a fazerem fila para comprar artigos de Taylor Swift, como t-shirts de 60 dólares, sacos de 30 dólares e camisolas que variavam entre 90 e 115 dólares.
A passagem da estrela do pop por Toronto em números traduz-se em: seis noites de espetáculos, com abrangência de dez anos de carreira, e estimativa de venda de 50 mil bilhetes por concerto no Rogers Centre, com os mais baratos a custar cerca de 2.357 dólares e os mais caros a custar cerca de 10 mil dólares. Contudo, o Canadian Anti-Fraud Centre registou, até 13 de novembro, 184 denúncias de fraudes envolvendo bilhetes para os concertos de Swift.
Para a indústria do turismo, de acordo com o Destination Toronto, há uma expetativa de 282 milhões de dólares de lucro económico para a cidade de Toronto, com 13 locais inseridos na rota da caça ao tesouro de Taylor Swift.
No entanto, tendo em conta o aumento exponencial dos custos de alojamento locais, os trabalhadores da hotelaria da GTA levantaram algumas manifestações a exigir aumentos salariais, sob a representação do sindicato Unit Here Local 75.