TORONTO: METRO ATÉ SCARBOROUGHT

subway

subwayO sonho do presidente da cidade de Toronto, Rob Ford, de uma linha de metro até Scarborough está mais próximo da realidade, após na quarta-feira (dia 17) o conselho municipal ter votado 28-16 a favor de uma extensão do metro, em vez do atual plano da província para light rail transit (LRT).
A votação significa que a cidade vai pedir à província para alterar o acordo principal com a Metrolinx, de forma a refletir a nova direção. Mas uma outra moção aprovada, apresentada pelo vereador Joe Mihevc, faz com que o plano conte não só com os 1.8 biliões de dólares, vindos da província, mas com um novo financiamento federal igual a metade dos 1.1 biliões de dólares (extra) que o projeto iria custar em relação à LRT. A moção de Mihevc também impede a cidade de tirar dinheiro dos projetos LRT da Sheppard, Finch ou Eglinton, para financiar a extensão até Scarborough.
O governo federal ainda tem que prometer ajuda financeira para o metro, e a cidade vai ter que apresentar um modelo de negócio sólido e candidatar-se ao financiamento de infraestrutura federal. Rob Ford encontrou-se recentemente com o ministro federal das Finanças, Jim Flaherty, e o ministro federal dos Transportes, Glen Murray, e confidenciou que ambos estavam receptivos a uma mudança nos planos de LRT para um metro. O CEO da TTC, Andy Byford, aplaudiu a decisão do conselho, defendendo que “são a melhor opção a longo prazo”. Dentre os que votaram a favor, esteve a veradora luso-canadiana Ana Bailão.