Statistics Canada: Desigualdade de rendimentos no Canadá atinge nível histórico

Foto: Pexels

A desigualdade salarial no Canadá atingiu o nível mais alto já registado, à medida que a riqueza se concentra cada vez mais em menos mãos, afirmou a Statistics Canada, a 10 de outubro.

A diferença na parcela de rendimento disponível entre os dois quintos mais ricos dos canadianos e os dois quintos mais pobres cresceu para 47 pontos percentuais no segundo trimestre de 2024.

Essa é a maior lacuna registada desde 1999, quando a Statistics Canada começou a recolher estes dados.

A lacuna foi impulsionada pelos 20% mais ricos, que viram o maior aumento nos seus rendimentos disponíveis, disse o relatório. Esse aumento foi impulsionado em grande parte por ganhos de investimento, que a agência atribuiu às altas taxas de juros.

Enquanto os que estão nos 20% mais baixos viram um ligeiro aumento no seu rendimento disponível devido aos aumentos salariais, os 60% médios dos canadianos viram uma diminuição nos seus rendimentos.

O relatório da Statistics Canada disse que, no segundo trimestre, os 20% mais ricos dos canadianos detinham mais de dois terços da riqueza do país, com uma média de 3,4 milhões de dólares por domicílio. Em comparação, os 40% mais pobres dos canadianos eram responsáveis ​​por apenas 2,8% da riqueza do Canadá.

Questionada sobre a crescente desigualdade salarial no Canadá, a ministra das Finanças, Chrystia Freeland, disse que o Governo liberal tem se concentrado em apresentar políticas, como programas de assistência infantil e odontológica, para ajudar os canadianos de classe média e baixos rendimentos.