Saúde: Ontário reduz idade para rastreios de cancro da mama

Foto: Pexels

A ministra da Saúde de Ontário, Sylvia Jones, anunciou no ano passado que o Governo provincial reduziria a idade para autorreferências para exames de cancro de mama de 50 para 40 anos. 

No início de 2024, a Sociedade Canadiana do Cancro disse que todas as províncias deveriam reduzir a idade inicial para o rastreio do cancro da mama para os 40 anos.

A deteção precoce do cancro da mama reduz significativamente a mortalidade, segundo Supriya Kulkarni, presidente da Sociedade Canadiana de Imagiologia Mamária.

Jones informou a 8 de outubro que esta mudança já entrou em vigor.

“O cancro de mama afeta uma em cada nove mulheres em Ontário e sabemos que a deteção precoce e o maior acesso ao tratamento e cuidados salvam vidas”, disse Sylvia Jones.

Com esta mudança, mulheres elegíveis, pessoas não binárias, trans e ‘two-spirit’ entre 40 e 74 anos podem autoindicar-se para uma mamografia a cada dois anos.

Para além disso, pessoas entre os 30 e os 69 anos que se qualificam como de alto risco, como aquelas com histórico familiar de cancro de mama ou que carregam certos genes conhecidos por aumentar o risco de cancro de mama, já podem fazer mamografias e ressonâncias magnéticas da mama regularmente.

As pessoas elegíveis já podem agendar uma mamografia em Ontário sem precisarem de encaminhamento médico, ligando para qualquer local do Programa de Rastreamento de Mama de Ontário ou para a linha de agendamento de consultas no número 1-800-668-9304, para marcar uma consulta.

O Governo provincial informou ainda um investimento de quase 20 milhões de dólares para aumentar a disponibilidade de consultas e treinar funcionários adicionais.