Finanças: Metade dos canadianos tem dívidas de cartões de crédito

Foto: Pexels

De acordo com o Banco do Canadá, cerca de metade de todos os canadianos com um cartão de crédito têm um saldo em dívida todos os meses. Quem tem estas dívidas sofre mais stress financeiro do que os que pagam o seu cartão de crédito todos os meses.

Além disso, muitos cartões de crédito oferecem recompensas, como descontos em gasolina, compras e pontos de viagem. Quando o saldo do cartão é pago integralmente a cada mês, esses benefícios podem acumular-se.

Mas se o saldo não for pago todos os meses, então os prémios que recebe podem não valer a pena.

Com as taxas de juro dos cartões de crédito a rondarem, em média, os 20%, qualquer pessoa que tenha um saldo está a pagar muito dinheiro em juros.

No caso de uma pessoa com um cartão de crédito com um saldo de 4.800 dólares com uma taxa de juro anual de 19,99%, sem pagar o cartão, estará a pagar 960 dólares de juros por ano. Se o cartão de crédito tiver uma taxa de juro anual de 25,99%, estará a pagar 1.248 dólares por ano em juros.

A maior parte dos canadianos tem, pelo menos, dois cartões de crédito e, no momento em que fazem compras, é ainda frequente que recebam propostas de novos cartões com ofertas especiais.

Em muitos casos, essas propostas são acompanhadas de promessa de poupança de até 20% da compra, em cartão de crédito com a marca da loja. 

Mas os especialistas em economia alertam para a questão de que as ofertas sem juros só são válidas durante um determinado período de tempo, e se o saldo não for pago na totalidade até à data de vencimento, podem ser cobrados juros desde o primeiro dia.

Os especialistas alertam ainda que quem possa estar a ter dificuldades no pagamento da dívida do cartão de crédito, deve procurar uma opção com taxas de juro mais baixas, como por exemplo, mudar para um cartão de crédito com taxas de juro baixas, entre 10% e 13%, obter uma linha de crédito ou considerar um empréstimo de consolidação.

E recomendam que é importante tentar sempre pagar o máximo possível da sua fatura do cartão de crédito todos os meses, pelo menos o pagamento mínimo mensal, porque em caso contrário a classificação de crédito do indivíduo é afetada e pode provocar o pagamento de taxas de juro ainda mais elevadas no futuro.