Salário mínimo: Valor da hora de trabalho agora é de 17.20 dólares em Ontário

Foto: Freepik

Desde o dia 1 de outubro, as pessoas que ganham o salário mínimo Ontário estão a receber mais dinheiro por hora.

O aumento anual do salário está ligado à inflação e passou para 17,20 dólares por hora, o que representa um aumento de 3,9 por cento em relação à taxa anterior de 16,55 dólares por hora.

De acordo com o Governo provincial, o aumento resultará num aumento anual de até 1.355 dólares para um trabalhador com salário mínimo geral, que trabalhe 40 horas por semana.

Em 2023, o executivo disse que havia 935.600 trabalhadores em Ontário a ganharem 17,20 dólares por hora ou menos.

O aumento também se estendeu ao salário mínimo dos estudantes, que se aplica aos trabalhadores com menos de 18 anos que trabalham 28 horas por semana ou menos quando a escola está a funcionar ou durante as férias escolares ou de verão. Estes trabalhadores passaram a receber 16,20 dólares por hora, contra 15,60 dólares por hora.

Também os trabalhadores no domicílio, incluindo os que efectuam trabalho remunerado nas suas próprias casas (ou seja, funcionários de centros de atendimento telefónico e costureiras entre outros), recebem agora no mínimo 18,90 dólares por hora, em vez de 18,20 dólares.

Após a entrada em vigor do aumento na terça-feira, o Ontário passou a ter o segundo salário mínimo provincial mais elevado do Canadá, atrás da taxa de 17,40 dólares por hora de British Columbia (B.C.).

O salário mínimo federal, que se aplica aos cerca de 30 mil trabalhadores do setor regulado pelo Governo federal, incluindo bancos e aeroportos, aumentou em abril e está atualmente fixado em 17,30 dólares por hora

As leis sobre o salário mínimo em Ontário existem há mais de 100 anos e foram concebidas para evitar que os trabalhadores sejam explorados e não sejam pagos, mas especialistas afirmam que o novo valor ainda não é suficiente para fazer face aos elevados custos de vida na província.

De acordo com a Ontario  Living Wage Network (OLWN, em Toronto, por exemplo, o valor mínimo necessário para cobrir as despesas essenciais do trabalhador, teria de ser 25.05 dólares por hora.

Já o Canadian Centre for Policy Alternatives (Centro Canadiano para Alternativas Políticas) afirmou que o “salário de aluguer”, ou seja, o salário por hora necessário para pagar a renda enquanto se trabalha 40 horas por semana e se gasta menos de 30% do rendimento bruto em habitação, era de 33,62 dólares por hora para um apartamento com um quarto e 40,03 dólares para um apartamento com dois quartos em Toronto.