O primeiro-ministro Justin Trudeau deu as boas-vindas ao presidente francês Emmanuel Macron em sua casa, em Ottawa, a 25 de setembro, para um jantar informal privado.
Trudeau cumprimentou Macron à porta de Rideau Cottage com um abraço e um grande sorriso no início da segunda visita oficial de Macron ao Canadá.
Nesta visita política, a agenda dos dois foi composta por uma reunião formal no Parliament Hill, em Ottawa, na manhã de 26 de setembro. Após a reunião, os dois líderes viajaram para Montreal para visitar as autoridades do Quebec e visitar o Porto de Montreal.
Nas reuniões políticas que compuseram a agenda, os principais temas foram: a guerra na Ucrânia, a desinformação e a inteligência artificial.
Esta visita acontece num momento em que ambos os líderes enfrentam uma ascensão nos movimentos populistas e no descontentamento que desafia as políticas de cada país sobre as mudanças climáticas e imigração.
Ambos têm sido comparados frequentemente desde que Macron foi eleito em França em 2017, dois anos depois de Trudeau ter assumido o poder no Canadá.
Macron e Trudeau estiveram em Nova Iorque no início da última semana de setembro, onde participaram na Assembleia Geral das Nações Unidas e estarão novamente juntos na primeira semana de outubro em França, na cimeira dos líderes da Francofonia.
A última visita do presidente francês ao Canadá foi em 2018 para uma reunião de líderes do G7.