‘Uma lata de sardinha’: Os passageiros da GO dizem que a sobrelotação é um problema depois de uma mulher ter sido atingida por um comboio na plataforma

Foto: CITYNEWS/Nick Westoll

Os passageiros dos comboios GO na estação de Long Branch estão a manifestar a sua preocupação e a sua frustração coletiva relativamente à sobrelotação da plataforma, na sequência de um incidente em que uma mulher foi atingida e ficou gravemente ferida, afirmando que esta situação deveria ter sido evitada.

Foi noticiado que um comboio expresso da linha Lakeshore West estava a contornar Long Branch GO, em Etobicoke, quando uma mulher de 46 anos, que alegadamente caminhava perto da borda da plataforma, foi atingida pelo comboio durante a hora de ponta na terça-feira, a 17 de setembro de manhã.

A mulher foi hospitalizada onde permanece, até ao fecho desta edição, com ferimentos de risco de vida.

Os utentes da estação consideram que as obras em curso contribuíram para o incidente. As obras reduziram temporariamente a plataforma dos comboios a metade do seu tamanho, obrigando as pessoas a ficarem espremidas.

A polícia de Toronto emitiu um comunicado de imprensa em que recorda a todos os utentes dos transportes públicos que “devem manter-se afastados das linhas das plataformas e estar sempre atentos à aproximação dos comboios”. Os serviços de trânsito abriram investigação do incidente.

A Metrolinx diz que mais funcionários estarão presentes na estação de comboio para controlar grandes multidões na plataforma.

“A construção na Long Branch GO Station começou no início de 2023 como parte do programa GO Expansion, que exigiu mudanças nas plataformas, bem como restrições de portas. As atualizações de construção continuarão a ser comunicadas regularmente ao público à medida que o progresso continua ”, disse um porta-voz da Metrolinx.

“Tal como em todos os nossos projetos, são implementadas medidas de segurança adicionais durante a construção. Em Long Branch, estas medidas incluem a redução da velocidade de passagem dos comboios, a colocação de pessoal adicional na estação e o aumento das comunicações com os clientes, da sinalização e das mensagens de segurança.”

A Metrolinx disse que os seus pensamentos estão com a mulher e a sua família nesta altura e agradeceu aos serviços de emergência por terem respondido rapidamente à chamada. 

“Apelamos a todos os clientes para que se mantenham sempre atrás da linha amarela e assegurem uma distância segura do comboio na plataforma. Lembrem-se de estar sempre atentos à passagem dos comboios a qualquer momento, ouçam os anúncios da estação e certifiquem-se de que os vossos sacos e pacotes estão junto ao corpo”, afirmou o porta-voz da Metrolinx. 

Prevê-se que as obras de construção da estação de Long Branch estejam concluídas em 2027. As melhorias incluem plataformas reabilitadas com sistemas de derretimento de neve, abrigos aquecidos e um novo edifício de entrada oeste.