A taxa de inflação do Canadá caiu para 2% em agosto, atingindo finalmente a meta do Banco do Canadá após uma batalha desafiadora contra o crescimento vertiginoso dos preços.
A taxa de inflação anual caiu de 0,5% em comparação a julho, atingindo o nível mais baixo desde fevereiro de 2021.
O relatório do índice de preços no consumidor do Statistics Canada indica que o abrandamento foi parcialmente impulsionado pela descida dos preços da gasolina.
Também os preços do vestuário e do calçado diminuíram em relação ao mês anterior, sendo a primeira descida no mês de agosto desde 1971, uma vez que os comerciantes ofereceram maiores descontos para atrair os compradores num contexto de abrandamento da procura.
A queda nos preços no mês passado foi mais acentuada do que os analistas esperavam e irá provavelmente suscitar a especulação de um maior corte das taxas de juro no próximo mês por parte do banco central.
O governador do banco, Tiff Macklem, tem indicado nos últimos meses que a instituição está pronta para efetuar cortes maiores nas taxas de juro, se a inflação ou a economia abrandarem mais do que o esperado.