O Governo Liberal anunciou alterações significativas ao mercado hipotecário canadiano, com o objetivo de tornar a propriedade da casa própria mais acessível aos canadianos. Na segunda-feira, dia 16 de setembro, a Vice-Primeira-Ministra e Ministra das Finanças, Chrystia Freeland, revelou planos para alargar as amortizações de 30 anos para determinados compradores de casa e aumentar o limite máximo das hipotecas seguradas.
De acordo com as alterações propostas, os compradores de casas pela primeira vez e os que adquirem novas construções poderão em breve aceder a hipotecas seguradas com um período de amortização de 30 anos, um aumento em relação ao período de reembolso típico de 25 anos. O governo também está a aumentar o limite de preço das hipotecas seguradas de $1 milhão para $1,5 milhão. Estas medidas entrarão em vigor a 15 de dezembro.
Espera-se que o prolongamento do período de amortização alivie os encargos financeiros mensais dos proprietários de casas, embora seja provável que resulte em custos de juros globais mais elevados ao longo da vida da hipoteca. Com a nova proposta, os compradores podem dar uma entrada de apenas cinco a 20 por cento para casas com preços até $1,5 milhões, reduzindo assim a barreira financeira inicial.
O anúncio segue-se a uma decisão anterior dos liberais, implementada em 1 de agosto, de permitir amortizações de 30 anos para os compradores de casas pela primeira vez que adquiram novas construções.
Quando questionada sobre as preocupações de que estas alterações possam conduzir a um aumento dos preços das casas e a uma diminuição da acessibilidade económica, Freeland defendeu as propostas, afirmando que estas dão aos canadianos mais jovens uma vantagem no mercado da habitação. Também salientou os potenciais benefícios para o sector da construção, referindo que a concentração nas novas construções faz parte de uma estratégia para incentivar a construção mais rápida de casas.
“Trata-se de grandes mudanças, um passo muito significativo no que diz respeito às hipotecas e à amortização. … É importante ser ponderado e cuidadoso neste domínio, e é o que estamos a fazer e temos feito”, concluiu Freeland.