Terrorismo: Canadá é palco de 4 casos de terrorismo em 9 meses

Foto: pexels

Em 9 meses, o Canadá registou a identificação e interrupção de quatro planos de ataques terroristas. Vários eventos relacionados com o terrorismo têm-se feito sentir no país e as autoridades estão em alerta.

Com a recente detenção de um cidadão paquistanês no Quebec, que alegadamente pretendia matar judeus na cidade de Nova Iorque, o Canadá foi abalado num curto espaço de tempo por duas conspirações terroristas com ramificações no sistema de imigração.

No último incidente, o paquistanês Muhammad Shahzeb Khan foi detido a 4 de setembro pela Royal Canadian Mounted Police (RCMP) em Ormstown, no Quebec, a pouca distância da fronteira dos Estados Unidos da América (EUA). O Governo informou, a 10 de setembro, que Khan deu entrada no Canadá com visto de estudante.

O FBI foi o líder desta investigação e Khan foi acusado nos EUA de tentativa de fornecer apoio material e recursos a uma organização terrorista estrangeira. Khan enfrenta também a extradição.

A comissão de segurança pública da Câmara dos Comuns iniciou um estudo para discussão de questões de imigração relacionadas com a conspiração terrorista e outro ataque planeado envolvendo Ahmed Eldidi e o seu filho Mostafa Eldidi em Toronto.

O estudo da comissão de segurança pública foi impulsionado pela detenção, em julho, dos Eldidis em Richmond Hill, Ontário, com a RCMP a alegar que estavam em fase avançada de planeamento de um ataque grave e violento em Toronto. A dupla também foi ligada ao ISIS.

Um executivo da Agência dos Serviços de Fronteiras do Canadá disse à comissão no final de agosto que a agência encontrou um vídeo de propaganda do ISIS de 2015 que mostra Ahmed Eldidi a desmembrar um prisioneiro com uma espada.

Ahmed Eldidi entrou no Canadá pela primeira vez com um visto de visitante em 2018 e mais tarde apresentou um pedido de asilo. Obteve a cidadania canadiana em maio de 2024. O pai, Mostafa Eldidi, entrou no Canadá vindo dos EUA em 2020 e pediu asilo, tendo-lhe sido concedido o estatuto de refugiado em 2022.

Outra alegada conspiração foi interrompida em Ottawa no final de 2023. O que se sabe é que a conspiração era dirigida contra judeus, segundo a RCMP. Um jovem foi detido em dezembro de 2023 e acusado de vários crimes relacionados com o terrorismo. Em fevereiro deste ano, foram apresentadas duas novas acusações e um segundo jovem foi acusado como co-conspirador. Ambos são acusados de conspirar para cometer homicídio em benefício ou sob a direção de um grupo terrorista.

Num outro caso, Zakarya Rida Hussein declarou-se culpado, em dezembro de 2023, de uma acusação de facilitação de atividades terroristas. A RCMP deteve e acusou o homem de Calgary de quatro crimes relacionados com o terrorismo em junho de 2023. Três menores de Calgary foram detidos no âmbito da mesma investigação de segurança nacional em 2023.

Todos estes planos terroristas foram interrompidos. Mas em abril de 2023, ocorreu um que não foi previsto. A polícia prendeu Abdul Aziz Kawam em Surrey, British Columbia (B.C.), por agressões, alegadamente levadas a cabo em nome do ISIS. Kawaz foi acusado de ter cortado a garganta de um homem com uma faca de cozinha em transportes públicos e enfrenta quatro acusações relacionadas com terrorismo.