O Departamento de Saúde Pública de Peel está a alertar os moradores de Mississauga para que sejam cautelosos depois de dois morcegos terem testado positivo para a raiva.
As autoridades revelaram que esta é a 9.ª e 10.ª vez nos últimos cinco anos que o vírus mortal foi detetado na região.
Embora não seja prevalente na área, houve alguns casos recentes. Na primeira semana de setembro, um morador de Brantford começou a receber tratamento no hospital após ser exposto à raiva no norte de Ontário. Esse é o primeiro caso humano de raiva na província desde 1967.
O diretor-geral da Saúde de Ontário, Kieran Moore, disse que as autoridades acreditam que a pessoa contraiu o vírus após ter contato direto com um morcego.
As autoridades acrescentaram que nunca houve um caso documentado de transmissão de raiva entre humanos, mas a família do paciente está a ser vigiada e medicada em relação aos sintomas por prevenção.
A Public Health Ontario afirma que a raiva é comum em morcegos. Por esse motivo, qualquer pessoa que tenha entrado em contato com o animal deve procurar tratamento imediato, mesmo que não tenha uma mordida ou arranhão visível.
Quem for mordido ou arranhado por outros animais conhecidos por transmitir raiva, incluindo guaxinins, raposas e gambás, também deve consultar um médico.