O Governo de Ontário vai cortar o financiamento às creches que não aderirem ao programa nacional de 10 dólares por dia. A medida tem duas consequências principais. A partir de 2025, essas instituições ficam impedidas de dar subsídios a famílias carenciadas. Além disso, perdem apoios salariais destinados aos seus funcionários.
As famílias que já beneficiam de subsídios vão continuar a recebê-los até que as crianças deixem a creche. No entanto, novos candidatos com filhos até aos 5 anos ficam impedidos de pedir o apoio, se optarem por entidades fora do programa.
Além disso, os trabalhadores dessas instituições arriscam-se a perder um suplemento salarial de 2 dólares por hora, que existe desde 2016.
O objetivo desta medida é direcionar mais fundos para o sistema de 10 dólares por dia. Por outro lado, pode obrigar muitas creches que não fazem parte do programa a fechar portas ou a aumentar os preços, avisa a Associação de Operadores de Creches de Ontário (Association of Day Care Operators of Ontario).
O Governo provincial criou 51 mil novas vagas de creche, mas apenas 25.500 estão no sistema de 10 dólares por dia. Nem todas podem ser incluídas no programa, devido a restrições federais.
O Governo do Canadá limita o número de instituições com fins lucrativos que podem integrar o sistema. De acordo com o executivo de Ontário, essa restrição dificulta a expansão de creches acessíveis na província.