Mais de 4.100 lojas de conveniência e postos de gasolina de Ontário adquiriram licença para vender bebidas alcoólicas a partir das 7 am de quinta-feira, dia 5 de setembro. 307 são em Toronto, de acordo com a Alcohol and Gaming Commission of Ontario (AGCO).
Em adição aos atuais locais de venda de bebidas alcoólicas, como LCBOs, The Beer Stores e supermercados, passam a existir 6.086 pontos de venda de bebidas alcoólicas na província, aproximadamente um para cada 1.500 habitantes de Ontário.
A disponibilidade de cerveja, vinho e cocktails prontos em lojas de conveniência foi acelerada face ao previsto inicialmente, quando Doug Ford divulgou a sua estratégia para modernizar o mercado de álcool em dezembro passado e que deveria entrar em vigor antes de 2026. O cronograma foi acelerado e em julho abriram as vendas nas primeiras lojas autorizadas, devido à greve do LCBO.
Mas há preocupações que precisam de ser esclarecidas. Uma delas refere-se ao horário em que as lojas podem vender álcool. Apesar de algumas funcionarem 24 horas por dia, 7 dias por semana, a venda de álcool não é autorizada durante todo esse período. Segundo a AGCO, as lojas só podem vender bebidas alcoólicas das 7 am às 11 pm, horário que, mesmo assim, é mais longo em comparação com o LCBO ou a The Beer Store.
Para além do horário, os funcionários a vender álcool devem ter 18 ou mais anos e têm de passar por uma formação, de acordo com a AGCO. As lojas são obrigadas a verificar a identificação em caso de dúvida de ser menor de idade.
Outra questão a esclarecer refere-se aos produtos de venda autorizada. As lojas de conveniência são obrigadas a ter uma certa percentagem de stock de pequenos produtores. Para cerveja, sidras e cocktails prontos para beber, 20% do que está nas prateleiras tem de ser de pequenas empresas, enquanto 10% do vinho em stock tem de ser de pequenas vinícolas.
Fora isso, a venda limitada de produtos pode gerar o pagamento de um valor maior por determinada bebida nas lojas de conveniência em comparação com o LCBO e a The Beer Store.
No que toca ao local onde as pessoas podem deixar as garrafas e latas vazias, a The Beer Store vai continuar a executar o seu programa de reciclagem até 2031.
O Governo de Ontário também obriga qualquer loja que venda álcool, com mais de 4.000 pés quadrados, a aceitar recipientes recicláveis, principalmente os supermercados.
Por fim, perante o impedimento do Governo de Ford de venda da cannabis perto de escolas e encerramento dos locais de consumo vigiado perto de escolas, a comunidade tem demonstrado preocupação. Isto deve-se ao facto de muitas lojas de conveniência licenciadas para vender álcool estarem localizadas em zonas próximas a escolas. Até ao fecho desta edição, a AGCO não se pronunciou sobre esta preocupação.
Já o premier Doug Ford, em conferência de imprensa não relacionada com o assunto, a 3 de setembro, referiu que estas lojas já lidam com a venda de outros produtos como tabaco e lotaria, pelo que com a venda de álcool serão muito responsáveis.