A inscrição de estudantes internacionais nas universidades canadianas caiu. Quem o diz é a Universities Canada. O valor está agora abaixo do limite imposto pelo Governo federal.
Recorde-se que o corte no volume de estudantes estrangeiros foi anunciado em janeiro pelo Ministério da Imigração, numa tentativa de conter o crescimento rápido destes alunos no país.
O Governo justificou a decisão citando pressões sobre a habitação, saúde e outros serviços essenciais.
A nova política limita o número de pedidos de visto de estudante que o Governo processa. O executivo espera que o número de estudantes em 2024 caia 35% em comparação ao ano passado.
Mas a Universities Canada estima agora que a redução é ainda maior do que o previsto pelo Governo, o que representa um grande impacto financeiro nas instituições de ensino.
A Universities Canada alega que a nova política gerou incerteza, levando muitos estudantes a procurar alternativas fora do Canadá.
Ainda assim, a organização diz que o impacto desta mudança só será plenamente conhecido no arranque do ano letivo, quando as universidades souberem o valor total de alunos matriculados.