Os residentes temporários no Canadá com visto de visitante já não podem solicitar uma autorização de trabalho em território canadiano. O Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) encerrou a política pública temporária, que foi introduzida pela primeira vez em agosto de 2020 para ajudar os visitantes que não puderam regressar a casa devido ao fecho das fronteiras, após a pandemia da Covid-19.
Com esta política, os visitantes que se encontravam no país tinham permissão para solicitar uma autorização de trabalho sem ter de deixar o Canadá.
Além disso, permitia que pessoas que receberam uma autorização de trabalho nos últimos 12 meses, mas mudaram o seu estatuto para visitante, pudessem candidatar-se novamente para trabalhar legalmente no Canadá, enquanto aguardavam uma nova aprovação.
Previa-se que esta política temporária expirasse a 28 de fevereiro de 2025. No entanto, o IRCC decidiu encerrá-la mais cedo. Em comunicado oficial, explicou que a decisão faz parte dos “esforços gerais para recalibrar o número de residentes temporários no Canadá e preservar a integridade do sistema de imigração”.
Na declaração consta ainda que o IRCC tinha consciência de alguns atores mal-intencionados, que usaram a política para enganar estrangeiros a trabalhar no país sem autorização.
No entanto, o IRCC confirmou que continuará a processar os pedidos enviados antes de 28 de agosto de 2024, sob a política.