Statistics Canada: Tempo de deslocação entre casa e trabalho aumenta no Canadá

Foto: Pexels

A era das estradas vazias e dos assentos livres nos meios de tranporte público da pandemia da Covid-19 chegou ao fim e cada vez mais canadianos estão a deslocar-se para os empregos. Os novos dados divulgados pela Statistics Canada a 28 de agosto dizem que o tráfego de Toronto, por exemplo, voltou aos níveis pré-pandémicos, à medida que mais canadianos retomam o trabalho presencial.

Em todo o Canadá, o número de passageiros dos transportes públicos alcançou os 16,5 milhões em maio, um aumento de 585 mil em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a agência. Os dados continuam a demonstrar uma tendência crescente nos últimos anos após grandes declínios em 2020 e 2021, quando as restrições da pandemia obrigaram a manter muitos trabalhadores em casa.

Os canadianos gastam em média 26,4 minutos a caminho do trabalho, ligeiramente acima do recorde anterior de 26,3 minutos, registado em maio de 2016, de acordo com os dados.

Hamilton, Toronto e GTA são as áreas com maior transtorno causado pelos longos tempos de deslocação, sendo na cidade de Toronto que foi registado o maior tempo de 33,3 minutos.

Depois de Toronto, no topo da lista das deslocações mais longas do Canadá estão Oshawa (32,6 minutos), Barrie (30,7 minutos), Hamilton (30,6 minutos), Vancouver (30,5 minutos) e Montreal (29 minutos). 

O congestionamento do trânsito e a redução do serviço de transporte público são dois fatores que potenciam o aumento do tempo de deslocação.

Esta situação, que dificulta o fluxo do trânsito em Toronto, deu à cidade a classificação de terceira pior do mundo em termos de congestionamento.