Nos últimos três anos, o número de canadianos a trabalhar a partir de casa tem vindo a diminuir. Em maio de 2024, só 18,7% dos trabalhadores estavam em teletrabalho, segundo dados da Statistics Canada. Este valor representa uma queda de mais de 5% em relação a maio de 2021, quando 24,3% dos canadianos trabalhavam a partir de casa.
Desde o fim da pandemia, cada vez mais pessoas voltaram ao trabalho presencial. Mesmo assim, na atualidade, o número de pessoas em teletrabalho ainda é maior do que antes da Covid-19.
As províncias do Quebec, Saskatchewan e Ontário registaram uma diminuição no número de pessoas em teletrabalho este ano. No entanto, em Nova Scotia e na Ilha do Príncipe Eduardo, os números aumentaram.
O regresso ao trabalho presencial está a prolongar os tempos de deslocação, isto é, o tempo que uma pessoa demora a viajar de casa até ao local de trabalho, ou vice-versa.
Em maio de 2024, o tempo médio de deslocação atingiu 26,4 minutos, um valor semelhante ao registado em 2016.
Apesar de o uso dos transportes públicos estar a recuperar, ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia. Em 2024, 11,4% dos trabalhadores usaram transporte público, comparado com 12,6% em 2016.