Política: Trudeau encerra retiro com foco nas relações Canadá-EUA

Foto: Justin Trudeau/Facebook

O retiro do gabinete de Justin Trudeau terminou esta terça-feira, 27 de agosto, em Halifax, com um foco especial nas relações comerciais entre o Canadá e os Estados Unidos da América (EUA).

Durante este terceiro e último dia de reuniões, Trudeau e os seus ministros centraram-se nas estratégias para fortalecer os interesses canadianos perante os desafios comerciais com o seu maior parceiro económico. A abordagem ‘Team Canada’, liderada pelo ministro da Indústria François-Philippe Champagne e pela ministra do Comércio Internacional Mary Ng, foi central durante as discussões. 

Recorde-se que, este ano, o Governo canadiano relançou a ‘Team Canada’, inicialmente criada durante a presidência de Donald Trump. A equipa foi criada para defender os interesses económicos do Canadá, especialmente numa altura em que as relações comerciais com os EUA enfrentam incertezas. 

Com a possível reeleição de Trump ou a continuidade de Kamala Harris na Casa Branca, o Canadá está a preparar-se para enfrentar eventuais obstáculos comerciais.

A ministra do Conselho do Tesouro, Anita Anand, destacou a importância de manter uma relação comercial forte com os EUA, independentemente de quem ocupe a presidência. Todos os dias, cerca de 3,3 mil milhões de dólares em mercadorias atravessam a fronteira entre os dois países, sublinhou.

As discussões também abordaram os impactos das tarifas americanas sobre a madeira de construção canadiana, em vigor desde 2017, e as recentes tensões em torno de veículos elétricos e outros produtos importados da China. 

O retiro contou ainda com a presença de figuras como o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, e embaixadores canadianos em Washington, que sublinharam a importância de uma frente unida nas questões comerciais.

No final do retiro, ficou claro que o Governo de Trudeau está determinado a reforçar as relações comerciais com os EUA, preparando-se para possíveis cenários políticos no futuro próximo.