Imigração: Canadá vai receber menos trabalhadores estrangeiros, diz Trudeau

Foto: Pexels

O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou, a 26 de agosto, a redução do número de trabalhadores estrangeiros temporários de baixos rendimentos, introduzindo regras mais rígidas e solicitando aos empregadores que contratem mais canadianos. 

O anúncio surge após o Governo de Trudeau ter enfrentado intensas críticas pelo recente fluxo de trabalhadores estrangeiros temporários, retomando as regras do período pré-pandemia que tornavam mais difícil para as empresas contratarem trabalhadores estrangeiros. 

Trudeau justificou que as regras foram flexibilizadas para ajudar o Canadá a recuperar dos impactos da pandemia, mas que atualmente a situação económica está a melhorar e já não são necessários tantos trabalhadores estrangeiros, mas sim priorizar a mão de obra canadiana disponível.

O Governo acrescentou que com as novas regras serão recusadas solicitações de trabalhadores estrangeiros temporários de baixa remuneração em regiões com taxa de desemprego de 6% ou mais.

No âmbito das reduções anunciadas por Trudeau, os empregadores vão passar assim a poder contratar no máximo 10% da sua força de trabalho do programa de trabalhadores estrangeiros temporários, em vez de 20%, e os trabalhadores contratados através do fluxo de baixa remuneração poderão trabalhar no máximo um ano, em vez de dois anos.

As mudanças entram em vigor em 26 de setembro e incluem algumas exceções, nomeadamente no setor de assistência médica e construção.