Turismo: Canadianos são os que mais esperam para ter vistos de turismo nos EUA

Foto: Pexels

Os residentes canadianos que necessitam de visto para visitar os Estados Unidos da América (EUA) estão a enfrentar os maiores tempos de espera do mundo. 

Uma análise da CBC News sobre os tempos de espera para agendamentos para obtenção de vistos de turista nos EUA mostra que, embora os tempos de espera em países como Índia e México tenham melhorado desde novembro de 2022, os tempos de espera no Canadá têm piorado, com 10 dos maiores tempos a serem registados nas embaixadas e consulados dos EUA no Canadá.

Atualmente, aqueles que solicitam um agendamento de visto de visitante B1/B2 em Ottawa ou Quebec City enfrentam os maiores tempos de espera do mundo, com 850 dias de espera. Halifax não fica muito atrás com 840 dias, seguido por Calgary com 839 dias. Conseguir um agendamento de visto em Toronto leva 753 dias, enquanto em Vancouver são 731 dias.

Mas o tempo de espera pode variar de um dia para o outro. No início de agosto, Toronto teve o maior tempo de espera do mundo, com 900 dias.

Tendo em conta, os longos tempos de espera, as autoridades dos EUA deixaram alertas sobre golpistas que se aproveitam de moradores canadianos com promessas de consultas mais rápidas em troca de dinheiro.

As autoridades da embaixada dos EUA atribuíram o longo tempo de espera ao aumento da procura, sem entrar em detalhes. 

A embaixada apenas referiu que está comprometida em reduzir os tempos de espera e que iniciou um programa para permitir que os candidatos movam os agendamentos existentes para datas anteriores sem custo adicional. 

O advogado de imigração americano Greg Boos justificou que os longos tempos de espera para os residentes canadianos são resultado da falta de pessoal no Departamento de Estado e do aumento de solicitações. 

Os outros locais com os maiores tempos de espera atuais são Istambul, Turquia (774 dias), Bogotá, Colômbia (677 dias), Cidade da Guatemala, Guatemala (645 dias) e Hermosillo, México (576 dias).