O Serviço Policial de Toronto (TPS) acusou dois jovens de homicídio de primeiro grau numa investigação que os vincula a tiroteios relacionados a crimes envolvendo reboques.
O chefe do TPS, Myron Demkiw, juntamente com o superintendente Joe Matthews e a superintendente Kelly Skinner, revelaram os resultados do Projeto ‘Beacon’, uma força-tarefa de reboques, em entrevista coletiva a 21 de agosto.
Os investigadores disseram que quatro pessoas foram detidas e 177 acusações foram feitas em conexão com um homicídio e 13 tiroteios envolvendo reboques, ligados a incidentes separados que ocorreram entre maio e julho.
O homicídio ocorreu a 6 de julho, na área da Warden Avenue e Ellesmere Road, tendo sido os oficiais do TPS chamados ao local com relatos de um tiroteio. À chegada, os agentes encontraram um homem de 28 anos, mais tarde identificado como Sulakshan Selvasingam de Pickering, com ferimentos de bala que acabou por falecer no hospital.
A polícia informou que dois jovens do sexo masculino, de 15 e 16 anos, de Oshawa e Stouffville, foram presos e acusados de homicídio de primeiro grau e são considerados responsáveis por 11 incidentes de tiro adicionais entre 29 de junho e 14 de julho, com oito desses tiroteios ocorrendo Ao longo fim de semana do Dia do Canadá.
Como resultado da investigação, os dois acusados enfrentam 154 acusações adicionais, incluindo 11 acusações de conspiração para cometer um crime punível e 12 acusações de posse de arma de fogo sem licença, entre outros crimes.
Os meninos não foram identificados por meio da Lei de Justiça Criminal Juvenil (YCJA).
Para além destes dois adolescentes, foi também detido e acusado um jovem de 17 anos, que alegadamente foi pago para disparar contra dois camiões de reboque, em Scarborough, no mês de maio. Esse jovem do sexo masculino, também não foi identificado pelo YCJA, e enfrenta inúmeras acusações, incluindo disparar uma arma de fogo com a intenção de ferir, colocar a vida em risco ou impedir a prisão, entre outros delitos relacionados. Foi ainda detido e acusado, neste âmbito, Jamal Sayed Waizi, 33, de Oshawa, Ontário.
Desde o início do ano, houve 43 tiroteios e disparos envolvendo reboques na cidade, segundo a polícia de Toronto, o que levou à formação desta força-tarefa de reboques.