A Agência de Serviços de Fronteira do Canadá (CBSA) partilhou na rede social X que uma interrupção parcial dos sistemas que afetava os aeroportos canadianos já foi resolvida.
Em Toronto, o Pearson International, o maior aeroporto do Canadá, disse que o problema afetou os quiosques de inspeção primária (PIK) nos terminais 1 e 3.
Também o Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR) referiu constrangimentos com a interrupção a afetar igualmente os quiosques de inspeção primária (PIK), devido à importância das máquinas para os processos de controlo alfandegário e de imigração.
“Essas máquinas de autoatendimento são usadas por todos os viajantes que chegam ao Canadá vindos de um destino internacional durante o processo de alfândega e imigração”, explicou um porta-voz do YVR.
Durante a interrupção do sistema no aeroporto de Vancouver, a equipa do CBSA processou manualmente os processos de entrada de todos os viajantes internacionais, provocando um tempo de desembaraço aduaneiro mais longo do que o habitual.
Enquanto isso, um porta-voz do Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau de Montreal disse que o processamento alfandegário foi mais lento do que o normal, mas não houve nenhum impacto significativo no aeroporto até ao momento de resolução do problema.
A Agência de Serviços de Fronteira do Canadá não forneceu detalhes sobre a interrupção.